A criança para a qual se volta a Educação Infantil na atualidade, é concebida como um ser em processo de desenvolvimento e que constitui-se a partir das relações que estabelece nas várias circunstâncias de sua convivência e de sua cultura, num determinado tempo histórico. Assim, trata-se de um ser inteligente, curioso com uma maneira própria de interpretar o mundo e que apesar de condições sociais adversas, pode se desenvolver e aprender desde que a escola propicie oportunidades para isto.
Sabemos que um dos grandes desafios da Educação Infantil, tem sido o de construir propostas pedagógicas para atender os bebês e as crianças pequeninhas em instituições educacionais. Muitas pessoas, pais, profissionais da educação, ainda consideram as creches como um espaço de cunho assistencialista (cuidados como a higiene, a saúde e a alimentação), por isso, trabalhamos constantemente para que na prática cotidiana esta visão seja modificada. “A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (LDB 9.394/96, art 29). Precisamos promover o desenvolvimento integral da criança em sua totalidade, proporcionando cuidados e educação e, contribuindo para o exercício da cidadania. Possibilitando a ampliação de suas potencialidades e suas capacidades, desenvolvendo suas singularidades e constituindo-se pela participação na vida coletiva. E para que isto ocorra com sucesso às especificidades da Educação Infantil, o brincar, o cuidar e o educar, precisam ser respeitadas; sempre com a mediação eficiente do educador, que tem papel fundamental neste processo de construção de novas aprendizagens.
Torna-se necessário ainda, que se compreenda a infância como período de construção da personalidade, do desenvolvimento integral, daí a importância de desde cedo oferecer aos pequenos diferentes materiais e organizar nos espaços da creche situações na qual interajam e desenvolvam aprendizagens diversificadas, utilizando-se de estratégias atraentes e eficientes, para que possam descobrir e conhecer o mundo.
Parabéns Silvana, ficou fantástico, tenho certeza que muitas pessoas irão visitar e tornarem-se pessoas muito mais informatizadas com os encantos dos cantos da educação infantil.
ResponderExcluirGostei muito do seu Blog. O tema é muito interessante.
ResponderExcluirSucesso!!!!
Adorei o blog de vocês!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirAdorei o blog de vocês!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir